fevereiro 05, 2005

Football Manager 2005

… ou o que me parece ser um jogo bastante didáctico para miúdos e não só! Não, eu não sou uma fanática por futebol (viv’ó Sporting!). Na realidade, até acho que não é um jogo para grandes fanáticos de futebol; esses “penso eu de que” gostam mais de ver jogos em estádios ou em cafés com grande confusão, dar uns pontapés na bola de vez em quando (os mais jovens), dizer umas “patacoadas” (principalmente contra os árbitros e dirigentes dos clubes opositores) e defender acerrimamente, e acima de qualquer racionalidade, o seu clube.
Este jogo não se prende com isso… apesar de requerer um conhecimento aprofundado sobre o mundo do futebol, sobre os jogadores (capacidades técnicas, psicológicas, físicas, percurso profissional), tácticas e técnicas de jogo, tem uma particularidade que eu considero bastante didáctica e capaz de desenvolver capacidades nos mais jovens: a gestão!

Cada vez mais é necessário que os jovens desenvolvam capacidades de gestão de dinheiro, tempo, pessoas, bem como de negociação.

No Football Manager, o jogador tem de gerir um orçamento, e com ele pode investir em jogadores ou técnicos, vender e emprestar os seus jogadores, obtendo daí lucros – o que implica um conhecimento do mercado onde actua, para além da gestão do seu contrato e oportunidades de emprego. Também terá de gerir o seu plantel e confrontar-se com as adversidades do dia-a-dia, como a falta de motivação dos jogadores, as suas limitações físicas e indisponibilidades.

Como se isto já não fosse suficiente “responsabilidade” para jovens de “pouca idade”, ainda têm de (di)gerir os comentários de outros dirigentes, a quase sempre inoportuna imprensa e a sempre presente neste meio pressão dos adeptos.

Pois é, mães e pais (e maninha), não se preocupem tanto se os vossos filhos não largarem durante horas o PC, pois eles estão só a aprender a ser ricos…

P.S. Recomenda-se o “manual” para pais: Pai pobre, Pai rico.