setembro 23, 2004

A vida é um milagre


Já não posso esperar mais para ver o novo filme de Emir Kusturica, A vida é um milagre. Pelo que já li, não será o melhor filme dele, mas é sem dúvida um dos seus grandes filmes. No entanto, vou ter de esperar mais uns dias, apesar da estreia ser hoje... (É o que vale estar aqui perfeitamente enquadrada com a natureza.)
O nome Kusturica transformou-se em mim como um símbolo de obrigatoriedade
num filme. Chego a pensar que me acontece exactamente como quando era adolescente e sabia que no dia iria estrear um filme com um actor ou actriz que eu gostasse! Já ninguém me aturava, eu não me calava com o assunto, lia tudo, mas tudo o que era dito a esse respeito, e comprava o bilhete sempre com antecedência.
Ele provoca uma reacção idêntica em mim... apesar de aqui não haver uma única sala de cinema...
Fiquem apenas com um toquezinho, uma ideia do que podem encontrar:

Sinopse

“Bósnia, 1992.
Luka, um engenheiro sérvio de Belgrado, vai com a mulher, Jadranka, cantora de ópera, e o filho, Milos, para uma aldeia no meio do nada, para ajudar a construir uma linha de caminhos-de-ferro que transformará a região num local de turismo.
Cego pelo seu optimismo natural, não presta atenção aos rumores sobre a guerra que se avizinha, cada vez mais persistentes.
Mas quando eclode o conflito, a sua vida desmorona-se. Jadranka desaparece com um músico, Milos é chamado para combate.
Sempre optimista, Luka espera o regresso da mulher e do filho, mas Jadranka não volta e Milos é feito prisioneiro. Os sérvios confiam então a guarda de Sabaha, uma refém muçulmana, a Luka, que deverá servir de moeda de troca para recuperar Milos.
Mas Luka rapidamente se apaixona por Sabaha.”(Atalanta Filmes)