maio 25, 2005

Será que Aristóletes estava errado?

Image hosted by Photobucket.com

Aristóteles(384 – 322 a.C.)

“Se existe um fim desejável por si próprio, que determinasse e motivasse todas as outras acções e escolhas, esse fim seria absolutamente bom. O conhecimento desse bem seria de grande valor, pois proporcionaria um propósito à vida e um padrão para avaliação de todas as outras actividades e pensamentos.

A política, a mais completa de todas as ciências práticas, é a disciplina a que o estudo desse bem pertence. O propósito da política é criar as melhores condições possíveis para que os cidadãos possam ter vidas boas. Isto só pode ser conseguido através do conhecimento do bem. Assim, o fim da política é o bem humano. O estudo da ética, que partilha esse propósito, é um ramo da política.

É possível que o bem da comunidade e o bem do indivíduo sejam idênticos, mas, mesmo assim, o bem da comunidade é um objectivo moral maior e mais perfeito, para o qual se deve trabalhar. Vale a pena conseguir o bem do indivíduo, mas o bem da comunidade, que se compõe de muitos indivíduos, tem uma qualidade superior e mais divina.”

Aristóteles in Ética Nicomaqueia; cap. II

Sim, será que Aristóteles estava errado? Já que "Sócrates" nada diz quando diz....
E se não estava, é porque o sistema de ensino/educação é tão completo que nenhum político parece saber o que anda aí a fazer. A política já é qualquer coisa, menos o que realmente pretendia ser.