julho 29, 2004

Daqueles que jamais se esquecem...

beforesunrise.jpg Há nove anos “Before Sunrise” (Antes do Amanhecer), um filme simples e barato, de Richard Linklater, surgiu para nos deliciar. Basicamente, a história anda à volta de Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano que regressa aos Estados Unidos, depois de acabar com a sua namorada em Madrid, e Céline (Julie Delpy), uma francesa que vai ter com os pais a Paris. Conhecem-se ambos casualmente num comboio com destino a Viena, na Áustria. A cumplicidade é imediata, dando esta lugar a uma conversa longa e profunda, recheada de ideias, opiniões e teorias, que não deixa sentir o tempo. Tempo este que é curto, uma vez que têm apenas 14 horas até retomarem as suas viagens...

Praticamente todo o filme tem como cenário Viena, local perfeito para um romance que nos cativa pela sua simplicidade e realismo. Os diálogos fluem numa perfeição estonteante desde o início, como as melhores conversas da nossa vida... As personagens são tão naturais e espontâneas, que até faz confusão.

É, sem dúvida, um filme que vive na plenitude de duas pessoas que se apaixonam e cujas conversas respiram a todos os pulmões pelas ruas de Viena.

Por todas estas razões e mais algumas é que estou desejosa de ver a sequela, “Before Sunset” (Antes do Anoitecer), que foi escrito por Linklater e pelos dois actores, durante estes últimos anos. Ao que parece, as filmagens duraram apenas 15 dias e não sofreram praticamente nenhuma alteração. O filme é passado em tempo real (1.30h), desta vez, em Paris, após 9 anos.

Eu não quero, nem vou perder!